top of page

Celebrado todo dia 12 de novembro, o Dia da Pantanal é um momento para refletirmos sobre o valor e a necessidade de conservação da maior área úmida de água doce do mundo. Nesse ano, O Programa Corredor Azul - componente Pantanal, através da Mupan, convida seus parceiros e todos os amantes da natureza para celebrar esse bioma único por meio de uma exposição fotográfica virtual, com imagens que retratam as paisagens, a fauna, a flora e as pessoas que vivem no Pantanal.

Aprovada em 2008 pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), a data em que se comemora o Dia do Pantanal homenageia o ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo, que, em 12 de novembro de 2005, faleceu durante ato de manifestação em protesto contra a expansão de usinas de cana-de-açúcar no Pantanal.

​A importância do Pantanal transcende fronteiras, sendo que algumas de suas áreas recebeu o título de Reserva da Biosfera ratificado pela Unesco, além de deter quatro áreas com o título de Sítio Ramsar, concedido pela Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar. São elas: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Rio Negro, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e RPPN Sesc Pantanal, Parque Nacional do Pantanal, e Estação Ecológica Taimã, em Mato Grosso.

Berço de rica biodiversidade, o bioma, que tem uma área de 624.320 km², das quais aproximadamente 62% está localizada no Brasil, estende-se por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bolívia e Paraguai. As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e da flora.

Pela importância ambiental, o Pantanal foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000. Já foram registradas no bioma único pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, 3.500 são espécies de plantas (árvores, vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.

A história do Dia do Pantanal

bottom of page